Saiba como você pode estudar na Polônia?

Categoria(s): Estudar na Polônia
09/10/20 13:07 - Atualizado a 6 meses

Estudar na Polônia é oportunidade de viver em espaços que, outrora, estiveram grandes acadêmicos e artistas. Tanta inspiração assim, instiga muitos jovens a ir morar na Polônia nesta parte da Europa.

Descubra os requisitos de morar na Polônia

Estudar na Polônia

A preocupação com uma boa formação educacional faz parte da vida dos poloneses há séculos. O país detém excelentes índices de avaliação da educação, um dos atrativos de muitos solicitarem a dupla cidadania polonesa. Decerto, são as vagas no Ensino Superior na Polônia as mais atraentes aos jovens brasileiros, sobretudo aqueles com ancestralidade na Polônia. Mas, quais são as vantagens de estudar na Polônia? Responderemos esta e outras questões ao longo do texto.

estudar na polônia

O sistema de ensino polonês

Primeiramente, os diplomas poloneses são válidos em todo planeta, independente da instituição matriculada. A educação superior polonesa se distribui em instituições privadas e públicas, sendo possível cursar desde cursos de graduação até pós-graduações. Assim como no Brasil, o ano letivo na Polônia se divide em 2 semestres, porém, o início do ciclo acontece no dia 1 de outubro. Nesses meses, os alunos têm aula durante os dias úteis e nos fins de semana participam de várias atividades culturais, realizar tarefas extracurriculares, por exemplo. Em relação, aos anos de jornada universitária, estes se estruturam em ciclos de estudo, desta forma temos:

Primeiro Ciclo de Estudo

Tem duração de 3 a 4 anos, e ao final o estudante recebe a titulação de bacharel. Aqui em toda conclusão de disciplina, o aluno recebe créditos, que tem validade para o ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Crédito). É usando essa espécie de pontuação, os estudantes conseguem acesso a cursos de pós-graduação, ou transferência em outras universidades europeias.

Segundo Ciclo de Estudo

É equivalente ao curso de mestrado e dura até 2 anos. Realizando este ciclo, o estudante é considerado um magister e estará apto de ingressar no doutorado.

Terceiro Ciclo de Estudo

Esta etapa é destinada a quem almejam o PhD, mas para isto, precisa se dedicar por mais 4 anos aos estudos, e apresentar a sua dissertação. O sistema de ensino polonês oferece cursos considerados como “Estudos de Ciclo Longo“. É a possibilidade de cursar um bacharelado e mestrado de maneira subsequente. Porém, essa modalidade só é possível em algumas especialidades, dentre elas: Odontologia, Direito Canônico, Psicologia e Medicina Veterinária. Um diferencial de se estudar na Polônia. O estudante precisa ter de 270-360 créditos ECTS para ingressar nesse formato.

Custos ao estudar na Polônia

Viver na Polônia não é caro, ao contrário, tem um dos menores índices da Europa quando o assunto é custo de vida. Sobretudo, isso se reflete na estrutura de estudar na Polônia. Claro que muitas vezes o orçamento do estudante é restrito e arcar com comida, moradia, alimentação fica difícil. Porém, veja alguns valores do custo de vida neste país, considerando os parâmetros de suas principais cidades (Varsóvia e Cracóvia):

  • Mensalidades de universidades particulares têm preço de 2 mil euros;
  • É possível viver em alojamentos que custam de 200 a 400 euros;
  • Morar num pequeno apartamento, mobiliado, na área nobre da cidade custará algo em torno de 600 euros;
  • Internet de 8 mbps pagará em média 10 euros;
  • O transporte público tem passagens mensais e se paga 22 euros;
  • A alimentação tem valores um pouco alto, mas gasta-se num combo de fast-food, por exemplo, 5 euros.

Contudo, as universidades públicas polonesas também são uma excelente opção, sobretudo a quem deseja reduzir os gastos de morar no país. Além disso, essas instituições são referência na Europa. A Universidade de Varsóvia é uma das melhores do mundo, quando o assunto é tecnologia.

Como estudar na Polônia?

Existem algumas obrigatoriedades de se matricular em universidades polonesas, dentre elas solicitar um visto de estudante. Esse não é um processo complexo, mas esta autorização tem validade de até 15 meses, podendo se renovar por mais 3 anos. Descentes de poloneses podem reclamar a cidadania polonesa, o que garante mais estabilidade para concluir os estudos. Por fim, vale conhecer as principais instituições de ensino superior da Polônia, são elas:

  • Wroclaw;
  • Jagiellonian;
  • Varsóvia;
  • Tecnologia de Cracóvia;
  • Nicolaus Copernicus;
  • Silésia;
  • Gdansk;
  • UAM.

Todas estas são entidades bastantes respeitadas no mundo, bastando pesquisar sobre elas e saber como estudar na Polônia.

Descubra como é possível trabalhar na Polônia?

Conteúdos relacionados à este

Cidadania Polonesa – Vantagens e Garantias!

Cidadania Polonesa – Vantagens e Garantias!

Pensou em Cidadania Polonesa vantagens e garantias, então, pensou em todos os filhos e filhas de poloneses que têm o direito a esse recurso. Além disso, ter acesso à União Europeia e benefícios fiscais para empreender na Europa Se acaso possui em sua família...

ler mais
Saiba mais sobre a Certidão de Nascimento Polonesa

Saiba mais sobre a Certidão de Nascimento Polonesa

Hoje em dia tem se falado muito sobre certidão de nascimento polonesa, pois muitos brasileiros ultimamente resolveram se mudar para o exterior. Sendo assim, a maioria deles escolheram a Europa de modo a recomeçar a vida. Por essa razão, a Polônia tem sido escolhida...

ler mais
Solicite a sua Certidão de Casamento Polonesa!

Solicite a sua Certidão de Casamento Polonesa!

Aqui neste artigo vamos falar sobre como solicitar a sua certidão de casamento polonesa, caso o seu noivo ou noiva seja desse país. Sendo assim, caso deseje tirar a fim de conseguir a sua cidadania europeia, então veio ao lugar certo. Pois, mencionaremos tudo o que...

ler mais

Deixe um comentário aqui